O Caderno de Infância postou essa grande dica que compartilhamos com vocês.
"O Mapa do Brincar é uma iniciativa da Folhinha, suplemento infantil do jornal Folha de S. Paulo.
Lançado em maio de 2009, o projeto convidou crianças de todo o país a contar quais são suas brincadeiras de hoje. Um dos objetivos era descobrir se há semelhanças e diferenças entre o brincar das várias regiões do país. De maio a julho, a Folhinha recebeu 10.204 inscrições de crianças das cinco regiões do país, com participação maior do Sul e do Sudeste.
Em alguns Estados, a equipe da Folhinha também coletou brincadeiras diretamente com as crianças, mas sempre preservando os relatos infantis. Todo esse material enviado (ou coletado) foi lido e analisado por uma equipe de especialistas na área do brincar. E, do conjunto de textos, desenhos, fotos e até vídeos enviados pelos brincantes, 550 brincadeiras foram selecionadas para este site.
Cada brincadeira traz a indicação de sua origem, o que não quer dizer que ela seja só daquele lugar. A origem indica a cidade em que mora o participante que mandou a brincadeira.
Devido à extensão do país e ao rico repertório de brincadeiras das crianças, no entanto, há ainda muito o que mapear. Por isso, se você conhece brincadeiras (ou variações) da sua região que não estejam no Mapa do Brincar, envie o material para mapadobrincar@uol.com.br. Você também pode enviar memórias do brincar em outras décadas e termos para o glossário das brincadeiras."
Não é bem legal? Tem grandes possibilidades de trabalhar brincando, não?! Clique aqui e viaje com sua imaginação pedagógica!
Compartilhando saberes, dúvidas, ideias, informações, notícias, experiências...Formação continuada dos profissionais em educação da Subsecretaria Municipal de Educação Infantil de Macaé.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário