Para realizarmos bem o nosso trabalho pedagógico com as crianças estudamos, muitas vezes, o que Piaget, Emília Ferreiro, Vigotski, Wallon e outros pesquisadores elaboraram. Ou seja, por meio da elaboração que os pesquisadores realizaram podemos ter acesso ao modo como a criança pensa, ao modo como a criança constrói e se apropria de conhecimentos.
Por meio da elaboração que eles criaram também podemos ter acesso aos referenciais teóricos que eles usaram para realizarem a construção de conhecimentos sobre a criança.
Uma coisa bastante interessante pra nós, da escola, é nos darmos conta de que eles nos informam sobre como a criança aprende, mas eles não nos dizem como ensinar. Nesse intervalo reside o espaço da Pedagogia! Aprender e ensinar são coisas diferentes, embora sejam duas faces da mesma moeda. Aprender e ensinar têm procedimentos e atitudes que se diferenciam e se complementam, dialeticamente.
Nesse processo de construir uma Pedagogia da Infância com essas elaborações teóricas que as ciências (Psicologia, Sociologia, Lingüística...) nos informam residiria a belezura e o encantamento, como diria Paulo Freire, das nossas relações com as crianças... Um espaço da criação, da autonomia, da transformação, do saber/fazer, um espaço de possibilidades, um espaço de vida em processo.
Parafraseando o poeta, conhecer é preciso!
Compartilhando saberes, dúvidas, ideias, informações, notícias, experiências...Formação continuada dos profissionais em educação da Subsecretaria Municipal de Educação Infantil de Macaé.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário