Música
® Ritmos e sons;
ü Produzidos com o próprio corpo;
ü Ouvir os sons da natureza (chuva, vento, trovão, mar, água caindo, passarinho cantando, gato miando, folha ao vento, vento na telha etc.);
ü Identificar sons gravados;
ü Produzidos por objetos (chaves, sino, tampas de panelas, latas, coco, toquinhos, buzina etc.);
ü Criar uma sequência de sons;
ü Reproduzir uma sequência de sons;
ü Entre outras possibilidades...
® O corpo em movimento;
ü Cantar e dançar;
ü Dramatizar histórias conhecidas ou inventadas, usando uma trilha sonora e/ou sonoplastia (chapa de radiografia: som de trovões; cocos: marcha de cavalos; sementes: som das águas etc.);
ü Teatro;
ü Cantar e dançar em diferentes culturas (outras regiões do Brasil, outros lugares do mundo);
ü Acervo de CDs de boa qualidade (Bia Bedram, Coleção Palavra Cantada, Saltimbancos, Arca de Noé e outros);
ü Onde ficam esses lugares onde se canta e dança desse jeito, como são esses lugares, como são as crianças desses lugares (usar o mapa-múndi e/ou globo terrestre, entre outros materiais);
ü Entre outras possibilidades...
® Diferentes estilos de música;
ü Cantigas de roda (conhecidas e novas);
ü Canções de ninar ou acalantos;
ü Associar música a determinadas atividades que a criança está realizando;
ü Popular;
ü Ópera - “As mais belas óperas para crianças”, Editora Salamandra; Coleção “Crianças Famosas”, Editora Callis;
ü Infantil;
ü Folclórica;
ü Entre outros...
® História de alguns compositores das músicas preferidas das crianças da turma;
ü Escolha das crianças;
ü Entre outras possibilidades...
® Música e dança nas obras de artistas;
ü Pintura;
¬ Pablo Picasso: “As três dançarinas”: http://www.allposters.pt/-st/As-Tres-Dancarinas-Picasso-posters_c97209_.htm;
¬ Portinari: www.portinari.org.br;
¬ Edgar Degas: “Aula de dança”, 1871: http://cgfa.sunsite.dk/degas/index.html;
® Música e história (vídeos de músicas, tratados como histórias também);
ü Toquinho e Vinícius de Morais:
ü Entre outros...
Nenhum comentário:
Postar um comentário