· Relacionamentos
® Relação criança/criança, criança/meio ambiente, criança/adulto, criança/sociedade;
ü Vivência de situações sociais e culturais nas quais as crianças tenham que realizar procedimentos e atitudes em diferentes circunstâncias;
ü Andar em torno da escola, registrando o que encontram no chão, como estão as condições de uma praça, por exemplo, da rua, dos muros das casas etc. Na roda de conversa, discutir a respeito dos comportamentos (procedimentos e atitudes) observados e organizar ações relacionadas;
ü Fotografar as coisas observadas e as crianças realizando esse trabalho, pois esse material também pode entrar na discussão na roda de conversa;
ü Observação e registro de situações do dia-a-dia;
ü Dramatização de diversas situações do cotidiano;
ü Entre outras...
® Comportamentos humanos tratados por artistas;
ü Pintura;
¬ Henri Matisse;
¬ http://www.famous-paintings.org/Henri-Matisse-paintings/Henri-Matisse-Family-members-painting.shtm;
ü A partir do filme Um minuto no museu, discutir com as crianças a respeito do comportamento das pessoas no museu;
ü Exposição dos trabalhos; preparação de convites para as outras turmas e a família comparecerem à exposição; organização da exposição e preparação para receber os convidados, definindo responsabilidades e papéis entre as crianças da turma;
ü Entre outros...
Nenhum comentário:
Postar um comentário